Pág. 1 de 3
Localizada no Litoral Oeste da Estremadura, no sopé da serra que lhe dá o nome, Amoreira é uma das nove Freguesias que compõe o concelho de Óbidos, no distrito de Leiria. Com uma área de 25 Km2, Amoreira é delimitada pelas freguesias de Olho-Marinho, Vau, Pó e Santa Maria de Óbidos.
Antiga Vila, Amoreira pertencia à Casa das Rainhas e possuía, Misericórdia, Hospital e praça de touros, da qual ainda existem as ruínas. A importância da vila, a que as jazigas minerais emprestavam reconhecida prosperidade, e a extensão do seu território deram origem à formação de pequenos aglomerados populacionais, que, com o decorrer dos anos, foram progredindo e conquistando a sua emancipação. Com a elevação da povoação de Olho-Marinho a Freguesia, em 1925, Amoreira viu os seus limites ainda mais reduzidos, embora continue a ser uma das Freguesias mais importantes do concelho.
Actualmente a freguesia compõe-se das povoações de Amoreira, Casal do Convento, Casal dos Felícios, Casal do Fevereiro, Casal do Janeiro, Casal de Água, Casal do Vale do Barracão, Moinho Novo, Moinho da Praia.
O território da Freguesia da Amoreira estende-se até ao oceano Atlântico junto do qual se deve realçar o muito importante empreendimento turístico denominado Praia Del Rey, com clube de golf, piscina, restaurante, bar, centro de ténis com sete campos e o único hotel de cinco estrelas do distrito, da cadeia Marriott, onde a selecção nacional de futebol ficou instalada no período de preparação para o Campeonato da Europa de 2004. Para além destes serviços , proliferam habitações dos mais variados tipos que, obedecendo a um traçado comum, emprestam a toda a área uma agradável sensação de conforto.
Destacamos ainda uma quinta, a Quinta do Paúl, cuja referência é essencial não só pela sua importância intrínseca como também por ser a última das grandes quintas ainda existentes na Freguesia da Amoreira.